Editora Fontoura. Brasil 2009. 256 páginas.

Sobre

A obra intitulada Educação Física Escolar: desafios e propostas, apresenta possibilidades para os professores, que de "sol a sol" buscam sentido para sua prática pedagógica.

No primeiro capítulo apresenta os pressupostos da inclusão, da problematização, adaptação à diversidade, dos meios de comunicação e da co-responsabilidade como ponto de partida para (re) significar a prática pedagógica.
O segundo capítulo apresenta a Ginástica Geral como um conteúdo possível de ser trabalhado na Educação Física.

O terceiro capítulo oferece subsídios para aplicação prática e desenvolvimento da Ginástica Rítmica e da Ginástica Artística.

No quarto capítulo a Dança é apresentada como uma manifestação cultural e social.

No quinto capítulo, são apresentados pressupostos para elaboração de propostas de aplicação junto às crianças das séries iniciais do ensino fundamental.

O sexto capítulo aborda o esporte como um conteúdo possível de ser vivenciado nas aulas de Educação Física, considerando as características de cada aluno.

No sétimo capítulo apresenta uma possibilidade de diversificação da prática pedagógica do professor de Educação Física, utilizando-se dos Esportes Radicais.

O oitavo capítulo apresenta a inclusão dos portadores de necessidades especiais como fundamental para o desenvolvimento de uma consciência crítica de alunos e professores.
Esperamos que os leitores aproveitem essa "viagem" na diversidade. Muitos foram os que escreveram, reportando às suas realidades e seus sonhos, cada um a sua maneira, porém todos com um único objetivo: dar um novo significado a Educação Física Escolar.

Sumário:
1 - Educação Física no ensino fundamental: a (re) construção dos significados.
1.1 - Processo de inclusão.
1.2 - Problematização para gerar soluções.
1.3 - Adaptação à diversidade de alunos e atividades.
1.4 - Meios de comunicação e tecnologia como recurso educativo.
1.5 - Co-responsabilidade pela prática.
1.6 - Referências.

2 - A Ginástica Geral como conteúdo da Educação Física no ensino fundamental.

3 - Ginástica Ritmica e Artística no ensino fundamental: uma prática possível e enriquecedora.

4 - A formação do professor de Educação Física e suas experiências com a Dança.
4.1 - De um País que dança para uma escola que não dança.
4.2 - Mas que dança poderia estar no contexto escolar?
4.3 - A dança como conteúdo da aulas de Educação Física e ensino fundamental.
4.4 - Como trabalhar a dança nas aulas de Educação Física.
4.5 - A avaliação.
4.6 - Referências.

5 - Pressupostos para a elaboração de um programa de Educação Física para as séries iniciais do ensino fundamental
5.1 - Considerações finais.
5.2 - Referências.

6 - O esporte como conteúdo possível nas séries iniciais do ensino fundamental.

7 - Esportes radicais nas aulas de Educação Física do ensino fundamental.
7.1 - Esportes radicais: o que são afinal?
7.2 - Esportes radicais e sua interface com a vida cotidiana.
7.3 - Esportes radicais, mass media e Educação Física Escolar.
7.4 - Esportes radicais e ensino fundamental: aproximações.
7.5 - Esportes radicais nas aulas de Educação Física fundamental: para além dos limites da quadra de esportes.
7.6 - Algumas ponderações finais.
7.7 - Referências.
7.8 - Glossário.

8 - Educação especial, Educação Física e inclusão

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