Educação Física Escolar do 1° Ao 5° Ano nas Escolas Públicas da Sede do Município de Aquiraz: Realidade ou Utopia?
Por Pedro Henrique Sousa (Autor), Júlio César Chaves Nunes Filho (Autor), Alisson Polineli Moura de Brito (Autor), Marília Porto Oliveira Nunes (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 3, 2020.
Resumo
O objetivo desse estudo foi conhecer a realidade da Educação Física escolar nas escolas públicas da sede do município de Aquiraz, no que diz respeito à formação dos professores; qual a percepção dessa população em relação à Educação Física escolar nas séries iniciais, bem como saber se de fato existe Educação Física do 1° ao 5° ano no referido município. Esse estudo trata-se de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 46 professores polivalentes que lecionam do 1° ao 5° ano. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa de campo, a partir de um questionário semiestruturado com 9 questões fechadas. Como fonte secundária, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de consulta a fontes documentais para a construção da base teórica. Ao final desse estudo, conclui-se que na maioria das escolas pesquisadas não são ministradas aulas de Educação Física para os 1º e 2º ciclos, e que nas escolas que são ministradas aulas desse componente curricular, todos os professores participantes da pesquisa são da área da pedagogia. Constata-se também que todos os respondentes concordam com o fato da Educação Física ser um componente curricular obrigatório da educação básica, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento dos alunos, embora a maioria afirme que não ministra as referidas aulas por se sentir despreparado para realizar tal função.