Resumo

Esse trabalho é resultado da realização de uma pesquisa açãoaplicada em uma escola públicana cidade de São Carlos, interior do Estado de São Paulo, com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental,nas aulas de Educação Física Escolar. As aulas foram planejadas para o desenvolvimento doconteúdo esportes de invasão e, para tanto, elaboramosuma UnidadeDidáticaa respeito desse tema. Foram realizadas 19 intervenções que subsidiaram a construção de 16 diários de campo. O estudo verificou os processos educativos que ocorreram no campo atitudinal por meio da Metodologia Callejerano desenvolvimento de jogos na Educação Física Escolar. A Metodologia Callejeraprovém do Fútbol Callejero–uma prática de Educação Popular originadana Argentina. Essa metodologia preconiza um jogo desenvolvido em três tempos: no 1º Tempo são definidasas regras da partida,podendoincluir, alterar ou subtraí-las; no 2º Tempo, ocorre o jogo propriamente dito, e no 3º Tempo, também chamado de Mediação,é definido o time vencedor.

Acessar Arquivo