Educação física escolar e a ginástica circense: uma sequência didática em turmas do 7º ano do ensino fundamental
Por Túlio Magno da Silva Campos (Autor).
Em X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Resumo
Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa realizada na Rede Municipal do Ipojuca/PE na Escola Padre Pedro de Souza Leão, em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo analisar a realização de uma sequência didática com o intuito de ofertar um ensino/aprendizado significativo, contextualizado e desafiador. Para isso, selecionamos a unidade temática Ginástica, o Objeto de Conhecimento Ginástica de Condicionamento Físico e o Conteúdo Ginástica Circense. A sequência didática consistiu em 20 aula geminadas, totalizando 10 encontros com cada turma. Todos os encontros foram planejados para terem uma ordem sequencial, na qual a Ginástica Circense viesse a ser tratada de maneira progressiva e instigante, aguçando a curiosidade dos estudantes. 1º encontro – diagnóstico e a história do Circo; 2º encontro – debate sobre o tema; 3º encontro – vivência prática de fundamentos ginásticos; 4º encontro – debate e formação de grupos; 5º encontro – desafio da pirâmide e relato da experiência; 6º - conhecendo implementos circenses; 7º - construção de implementos pela turma; 8º ensaios para culminância; 9º apresentação para a escola; 10º - debate e avaliação. Como instrumentos de análise e avaliação utilizamos um diário de campo em que foram realizados registros ao final de cada aula, a observação do professor, as discussões/debates com os alunos em cada encontro e um questionário que foi respondido pelos alunos, individualmente, referente as dimensões conceituais, históricas, econômicas e culturais da Ginástica Circense. Por meio de perguntas discursivas, porém objetivas, avaliamos se as respostas dos discentes corresponderam ao esperado de maneira correta, parcialmente correta ou incorreta. No que se refere a dimensão conceitual 80% dos alunos responderam corretamente à questão proposta, quanto a dimensão histórica 75% dos alunos tiveram êxito ao responder à pergunta, referente a dimensão econômica 90% alcançaram a compreensão desejada, já a dimensão cultura foi respondida corretamente por 86% dos educandos.