Educação física escolar e a pandemia da covid-19: Aulas remotas e implicações no desenvolvimento motor de estudantes
Por Luciana Gassenferth Araujo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 30, n 3, 2022.
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física Escolar durante a Pandemia da COVID-19 e as implicações no desenvolvimento motor de estudantes, por meio de uma revisão bibliográfica. O levantamento, a análise e a seleção da produção científica aconteceram em quatro etapas: 1) busca simples de produções científicas sobre as tendências do estudo; 2) delimitação do período de publicação entre 2019 e 2021; 3) análise preliminar da relevância do artigo aos termos investigados; 4) estudo minucioso do conteúdo, analisando-se criticamente a metodologia adotada e os resultados obtidos. Foram encontrados 19 artigos referentes ao tema e destes, 07 artigos foram selecionados para este estudo. As pesquisas foram agrupadas e apresentadas em tópicos de acordo com o tema do estudo. Os estudos sobre o desenvolvimento dos conteúdos nas aulas remotas de Educação Física Escolar indicam um ensino remoto desigual para alunos de escolas particulares e públicas, de acordo com o acesso à tecnologia, a conectividade e a preparação de professores, com prejuízos motores para os alunos que não tiveram orientação no desenvolvimento de conteúdos práticos remotos. Os estudos que avaliaram o desenvolvimento motor sugerem uma defasagem motora em crianças que não praticaram atividade física durante a pandemia. De uma forma geral foi possível observar que o ensino remoto adotado para substituir, de forma emergencial, o ensino presencial não está sendo suficiente para substituir integralmente o ambiente escolar presencial, podendo haver um retrocesso na trajetória do aprendizado dos conteúdos da Educação Física Escolar, e, na aquisição das habilidades motoras.