Educação Física escolar e a questão de gênero

Por

Parte de Desafios da Educação Física Escolar: Temáticas da Formação em Serviço no ProEF . páginas 149 - 161

Resumo

Professor(a), iniciamos este momento da disciplina lançando uma provocação: por quais motivos seria tão comum que crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental tenham aulas de Educação Física mistas, enquanto a partir dos anos finais do Ensino Fundamental as aulas separadas por sexo começam a ganhar espaço? Na maioria das vezes, você, professor(a), não possui autonomia para definir a composição de suas turmas do ponto de vista do gênero, contudo tem toda autonomia para determinar quais das atividades de suas aulas serão realizadas de forma mista e em quais irá optar por separar meninos de meninas. Portanto, complementando nosso primeiro questionamento, perguntamos: por quais motivos você considera mais apropriado separar ou juntar meninos e meninas em determinadas atividades? Provocar a reflexão a respeito de tais decisões para inclusive promover revisão de rotinas que se consolidam e se cristalizam ao longo da trajetória docente constitui-se na principal justificativa desse texto.