Educação física escolar e as olímpiadas: medidas que impulsionam
Por Beatriz Matos (Autor), Vinícius Martins (Autor), Ivanildo Alves De Souza (Autor), Fabrício Madureira (Autor), Nicolas Pedro Lisbôa De Oliveira (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
As aulas de Educação Física Escolar no modelo estadunidense, têm por princípio a formação indivíduos fisicamente instruídos e entre seus pilares estão a proficiência nas habilidades motoras fundamentais e compreensão de que a atividade física dá oportunidade de diversão, desafio, autoexpressão e interação social. As olímpiadas são um momento marcante para o exercício dos domínios supracitados. No entanto, são as estratégias de medidas que permitem ao professor identificar padrões de comportamento, bem como, motivar os aprendizes nas tarefas de aula. Objetivos: Identificar as magnitudes de desempenho; comparar os desempenhos entre os sexos; analisar as magnitudes de relação entre as variáveis investigadas. Metodologia: Participaram do experimento 186 crianças de ambos os sexos e distintas séries, envolvendo o ensino fundamental, a quantidade de voluntários e o ano de estudo foram respectivamente 11 (1º), 21 (2º), 21 (3º), 29 (4º), 25 (5º), 26 (6º) e 39 (7º). A pesquisa fez parte do programa “experimentando as olímpiadas na quadra” e envolveu dois esportes - atletismo e futebol. Neste experimento, são apresentados os dados da corrida com obstáculos de 56m para as turmas do 1º ao 3º ano; corrida de revezamento de 4x100m turmas do 4º e 5º anos e corrida de 500m para as turmas do 6º e 7º anos; o chute de precisão no futebol, teve variação das distâncias entre os três grupos e envolveu acertar três alvos, sendo eles, inferior direito e esquerdo e meio do gol – os alvos eram constituídos de 30x30cm – os laterais valiam 10 pontos, no meio 5 pontos e quando não acertasse um dos alvos 1 ponto. Estatística: Os dados são apresentados na forma de média e desvio padrão das medidas. Para as análises intergrupos fez-se uso do teste Anova para medidas independentes com post Hoc de Tukey, o teste t de Student de medidas independentes foi usado para as comparações entre os sexos.