Resumo

As aulas de Educação Física Escolar no modelo estadunidense, têm por princípio a formação indivíduos fisicamente instruídos e entre seus pilares estão a proficiência nas habilidades motoras fundamentais e compreensão de que a atividade física dá oportunidade de diversão, desafio, autoexpressão e interação social. As olímpiadas são um momento marcante para o exercício dos domínios supracitados. No entanto, são as estratégias de medidas que permitem ao professor identificar padrões de comportamento, bem como, motivar os aprendizes nas tarefas de aula. Objetivos: Identificar as magnitudes de desempenho; comparar os desempenhos entre os sexos; analisar as magnitudes de relação entre as variáveis investigadas. Metodologia: Participaram do experimento 186 crianças de ambos os sexos e distintas séries, envolvendo o ensino fundamental, a quantidade de voluntários e o ano de estudo foram respectivamente 11 (1º), 21 (2º), 21 (3º), 29 (4º), 25 (5º), 26 (6º) e 39 (7º). A pesquisa fez parte do programa “experimentando as olímpiadas na quadra” e envolveu dois esportes - atletismo e futebol. Neste experimento, são apresentados os dados da corrida com obstáculos de 56m para as turmas do 1º ao 3º ano; corrida de revezamento de 4x100m turmas do 4º e 5º anos e corrida de 500m para as turmas do 6º e 7º anos; o chute de precisão no futebol, teve variação das distâncias entre os três grupos e envolveu acertar três alvos, sendo eles, inferior direito e esquerdo e meio do gol – os alvos eram constituídos de 30x30cm – os laterais valiam 10 pontos, no meio 5 pontos e quando não acertasse um dos alvos 1 ponto. Estatística: Os dados são apresentados na forma de média e desvio padrão das medidas. Para as análises intergrupos fez-se uso do teste Anova para medidas independentes com post Hoc de Tukey, o teste t de Student de medidas independentes foi usado para as comparações entre os sexos.

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