Sobre
Tem sido comum, em épocas de grandes competições esportivas, que jornalistas e comentaristas declarem explicitamente que a responsabilidade da formação dos grandes talentos deve caber à Educação Física escolar e a seus professores. Essas ideias ganham terreno no meio da população e entre os que detêm o poder nos mais variados níveis, envolvendo, até, muitos profissionais da área. Estabelece-se, então, um debate que já dura algumas décadas e que parece não ter solução. O esporte de rendimento passa por uma crise administrativa sem precedentes, com forte influência política em uma área de gestão que deveria ser extremamente profissional e com grandes escândalos internacionais de corrupção e dopping. A Educação Física escolar vive uma crise de identidade anunciada no começo da década de 1980 por João Paulo Medina que, se por um lado incentivou a criatividade e a geração de um sem número de propostas, por outro criou uma situação em que não há um mínimo de unidade quanto a seus objetivos e práticas. Com a seguida realização no Brasil dos dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o tema ganhou atualidade e importância para a criação de políticas públicas e de projetos empresariais que podem afetar profundamente as definições presentes e futuras sobre os rumos da nação. Esta obra surge com a intenção de colaborar com esse debate, ao dar voz a profissionais da Educação Física ligados ora ao segmento escolar, ora ao esportivo, reunindo o pensamento de autores e atores largamente experientes e consagrados e de promissores jovens pensantes que vêm se destacando pela qualidade de seus trabalhos. Os vários autores que colaboraram na elaboração deste livro estão divididos em dois times: de um lado, a equipe do Prof. Jarbas atua com a pretensão de mostrar os olhares da Educação Física escolar sobre suas possíveis relações com o esporte de rendimento; do outro, os convocados pelo Prof. Polito, profissionais ligados ao esporte, jogam para expor seus olhares sobre o ensino e as práticas esportivas escolares. Com o mesmo carinho que nos guiou na organização deste livro, convidamos o leitor a entrar no jogo, adotando como seus alguns dos pontos de vista aqui expostos ou desenvolvendo suas próprias ideias sobre o assunto. Se assim for, nossos objetivos terão sido alcançados.