Educação Física Escolar e Esporte: Significações de Alunos e Atletas
Por Deyvid Tenner de Souza Rizzo (Autor), ágata Cristina Marques Aranha (Autor), Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas (Autor), Jocimar Daolio (Autor), Jefferson Campos Lopes (Autor).
Em Pensar a Prática v. 10, n 2, 2016. Da página 432 a 448
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as significações que alunos de Educação Física e atletas de um centro esportivo têm sobre o esporte, com o intuito de verificar as diferenças e “possíveis” semelhanças de seus significados. A pesquisa possui uma abordagem de natureza qualitativa e os sujeitos do estudo foram alunos da educação física escolar e atletas de um centro esportivo com idades entre de 13 a 18 anos; para estes foi aplicado um questionário e suas respostas foram analisadas com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados indicam que as aulas de Educação Física ainda se caracterizam como reprodutoras de características competitivas e do esporte de rendimento, apontando para a necessidade do tratamento didático-pedagógico inerente a prática esportiva.