Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica a Educação Física como disciplina responsável pela cultura corporal de movimento. Dentre as práticas corporais, as práticas esportivas são organizadas em categorias nos documentos, uma delas, Campo e Taco (CT), reúne modalidades cujo objetivo é rebater a bola, para percorrer o campo marcando o maior número de pontos possíveis. Considerando a falta de propostas para o ensino dos esportes de CT, o LETPEF, grupo de estudos vinculado à extensão na UNESP – Rio Claro, buscou elaborar uma Unidade Didática (UD) para o ensino dessas modalidades, com base em abordagens da Pedagogia do Esporte, como o Teaching Games for Understanding (TGfU). Objetivo: Implementar e analisar uma proposta para o ensino de esportes de CT por meio de jogos, para o 2º ciclo do Ensino Fundamental. Desenvolvimento: Foram implementadas 12 aulas numa escola da rede municipal, sendo seis para cada turma, uma de 4º e outra de 5º ano. Os dados foram coletados por meio de diário de campo e relatos dos alunos-regentes. O ensino dos esportes de CT foi organizado por meio dos seguintes elementos táticos: correr as bases, defender as bases e rebater com intenção. Mesmo com pouca literatura disponível sobre o tema, problemas com falta de materiais da escola, divisão do espaço da prática e reduzido tempo das aulas, obtivemos como principal resultado que os alunos compreenderam a lógica interna dos esportes de CT, em função das vivências promovidas por meio dos jogos elaborados para cada elemento tático. Sugestão: Entendemos que o ensino por meio de jogos é promissor para o aprendizado dos esportes de CT, e pretendemos que a UD siga sendo testada para fundamentar novos estudos, no sentido de ampliar as possibilidades de trabalho com os esportes de CT, por meio das abordagens da Pedagogia do Esporte, como o TGfU.

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