Educação física escolar e esportes de campo e taco: implementação de unidade didática com base no tgfu
Por Fernanda Moreto Impolcetto (Autor), Miguel Gimenes Fotim (Autor), Nayane de Macedo dos Santos (Autor), Chiara Juliani Pedro Paulo (Autor), Pedro Henrique Neres da Silva (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica a Educação Física como disciplina responsável pela cultura corporal de movimento. Dentre as práticas corporais, as práticas esportivas são organizadas em categorias nos documentos, uma delas, Campo e Taco (CT), reúne modalidades cujo objetivo é rebater a bola, para percorrer o campo marcando o maior número de pontos possíveis. Considerando a falta de propostas para o ensino dos esportes de CT, o LETPEF, grupo de estudos vinculado à extensão na UNESP – Rio Claro, buscou elaborar uma Unidade Didática (UD) para o ensino dessas modalidades, com base em abordagens da Pedagogia do Esporte, como o Teaching Games for Understanding (TGfU). Objetivo: Implementar e analisar uma proposta para o ensino de esportes de CT por meio de jogos, para o 2º ciclo do Ensino Fundamental. Desenvolvimento: Foram implementadas 12 aulas numa escola da rede municipal, sendo seis para cada turma, uma de 4º e outra de 5º ano. Os dados foram coletados por meio de diário de campo e relatos dos alunos-regentes. O ensino dos esportes de CT foi organizado por meio dos seguintes elementos táticos: correr as bases, defender as bases e rebater com intenção. Mesmo com pouca literatura disponível sobre o tema, problemas com falta de materiais da escola, divisão do espaço da prática e reduzido tempo das aulas, obtivemos como principal resultado que os alunos compreenderam a lógica interna dos esportes de CT, em função das vivências promovidas por meio dos jogos elaborados para cada elemento tático. Sugestão: Entendemos que o ensino por meio de jogos é promissor para o aprendizado dos esportes de CT, e pretendemos que a UD siga sendo testada para fundamentar novos estudos, no sentido de ampliar as possibilidades de trabalho com os esportes de CT, por meio das abordagens da Pedagogia do Esporte, como o TGfU.