Educação Física Escolar e Formação de Atletas: Existe Essa Relação?
Por Luciana Perez Bojikian (Autor).
Parte de Educação Física Escolar e Esporte de Alto Rendimento: Dá Jogo? . páginas 9
Resumo
O Esporte na escola
O Esporte é sem dúvida apaixonante! Está culturalmente arraigado em nossa sociedade.
O Esporte é um fenômeno único, mas polissêmico (tem múltiplos significados). O Esporte transmite valores que participam da formação do indivíduo (MARQUES; ALMEIDA; GUTIERREZ, 2007). A forma como o Esporte é visto e compreendido, sofre influências culturais que dependem do contexto e das oportunidades disponibilizadas para o sujeito que o interpreta. É um fenômeno que precisa ser estudado em suas múltiplas dimensões.
De acordo com a legislação brasileira as formas de manifestação do Esporte são: Esporte de Participação, Esporte de Rendimento e Esporte Educacional. O Esporte de participação tem caráter voluntário e contribui para a integração dos praticantes, visa à saúde e educação e preservação do meio ambiente. O Esporte de rendimento tem o objetivo da busca de resultados competitivos e integração entre países. O Esporte Educacional é o Esporte praticado nas instituições de ensino. Deve buscar o desenvolvimento integral e a formação para a cidadania, além de evitar a hipercompetitividade (LUGUETTI; BÖHME, 2011).
O Esporte pode ser uma ferramenta por meio da qual o educador pode desenvolver no seu aluno desde habilidades e capacidades motoras, até cooperação e competição, valorização da autoestima, relacionamento interpessoal, respeito a regras e pessoas, conhecimentos diversos, análise de situações e tomadas de decisão.
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