Educação Física Escolar e Pedagogia Histórico-Crítica
Por Victtor Antonio Barbosa de Oliveira (Autor), Gabriel Da Silva Lucas (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Postulada primariamente por Demerval Saviani, a Pedagogia Histórico Crítica (PHC) tem como objetivo assegurar o proletariado, o direito à educação, isso em vista de sua base marxista e contra hegemônica, valorizando o âmbito escolar como potencial transformador do status quo social da classe trabalhadora, mesmo que esse ambiente ainda que, por algumas vezes se configure, assim como outros, como objeto de controle pela burguesia (Saviani, 2011). A PHC surge no contexto de meados de 1980-1990, com intensa movimentação política de movimentos populares e partidários da esquerda em busca de ares em relação à educação e revolução no âmbito escolar (Loureiro, 1996). Nesse contexto, a educação física se afasta da perspectiva militarista e do esporte de rendimento ao fim da ditadura militar, assim, então, abrindo espaço para demais discussões. Objetivo: O presente trabalho pretendeu construir um Estado da Arte no recorte temporal de 10 anos (2014-2023) acerca da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) na prática escolar da educação física, refletindo sobre a proximidade do docente à PHC, bem como relaciona os dados obtidos com as vivências pedagógicas nas turmas do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA, buscando aplicar e absorver o conceito de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica como o método de ensino separado em cinco passos, segundo Oliveira (2015). Metodologia: Este estudo, de abordagem qualitativa, é uma pesquisa de campo que se constitui pelo Estado da Arte. Assim, a pesquisa buscou produções que correlacionam a PHC com a Educação Física escolar no recorte histórico de 2014 a 2023, utilizando os descritores “Educação Física” e “Pedagogia Histórico-Crítica” no banco de dados da Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD) e em buscas no Google Acadêmico, discriminando os trabalhos relacionados, em específico, à prática pedagógica. Resultados: No acervo da BDTD, obteve-se 27 obras, sendo essas 20 dissertações e 7 teses, enquanto no Google Acadêmico foram encontrados 15 artigos, 2 dissertações e nenhuma tese que estavam relacionadas à prática pedagógica. Conclusão: Analisando a totalidade de artigos publicados a partir de 2014, é visível que a Pedagogia Histórico-Crítica ainda é utilizada por muitas vezes em conjunto com a Perspectiva Crítico-Superadora. Os estudos analisados e a vivência docente dentro da Escola de Aplicação da UFPA coincidem no que diz respeito ao aspecto cultural interligado aos conteúdos de educação física utilizando a Pedagogia Histórico-Crítica como metodologia de ensino, vendo, por exemplo, a ginástica, circo, práticas de aventura e afins de maneira mais social e histórica, problematizando e refletindo sobre características sociais ao decorrer das aulas e do período letivo, elevando a disciplina a síntese crítica aliada a prática corporal.