Educação Física Escolar e Programa Segundo Tempo: Uma Experiência de Articulação Curricular no Centro Pedagógico/UFMG
Por Guilherme Carvalho Franco da Silveira (Autor), Túlio Campos (Autor), Amanda Fonseca Soares Freitas (Autor), Nayara Cristina Albanez (Autor).
Em Pensar a Prática v. 19, n 3, 2016. Da página 688 a 704
Resumo
Com a adoção do tempo integral no CP, o PST assumiu um lugar na organização do currículo escolar, sendo incorporado como componente curricular obrigatório no ensino fundamental. Desde 2015, as propostas pedagógicas de Educação Física (EF) e do PST estão intimamente articuladas, ambas inspiradas na perspectiva da Cultura Corporal (CC), e sistematizadas em quatro tempos de ensino-aprendizagem. Nesses tempos, as dimensões do conhecimento da CC (saberfazer, saber-sobre e apreciação) são construídas em três níveis: a) introdução à diversidade de manifestações e sentidos da CC (jogos e brincadeiras, lutas, danças, ginásticas, atividades de aventura, esportes); b) aprofundamento em algumas manifestações da CC e c) especialização em uma manifestação da CC.