Sobre
Resultado de um trabalho coletivo de professores e pesquisadores, o livro Educação Física Escolar e questões curriculares, organizado pelos professores Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior e Renata Osborne, busca apresentar conhecimentos sobre a relação entre o currículo e a Educação Física no cotidiano escolar, refletindo, de forma crítica, sobre a formação humanista, integral, crítica e transformadora nas aulas dessa disciplina. Os 12 capítulos discutem questões atuais e necessárias para construção de um pensamento crítico em relação ao poder do currículo nas aulas e, consequentemente, na formação humana. Nesse sentido, os autores apresentam e discutem questões sobre os conceitos e definições de currículo e suas relações de poder nas construções das aulas de Educação Física, a relação entre tecnologia e currículo, a violência presente nos cotidianos escolares, as estratégias pedagógicas, a avaliação da aprendizagem, os conteúdos, o gênero e a construção das identidades, o planejamento participativo, entre outras temáticas que se relacionam ao currículo da Educação Física Escolar. Os autores tecem seus textos com liberdade de pensamento, dialogando com autores clássicos e contemporâneos na busca de uma Educação Física Escolar flexível, democrática e participativa, que leve em consideração as diferenças culturais e sociais presentes na escola, valorizando as características e potencialidades únicas de cada aluno. Nesse sentido, o livro destina-se a professores e estudantes de Educação Física, buscando contribuir para uma prática pedagógica que vise a uma formação cidadã ética, digna e igualitária.