Educação Física Escolar e Saúde: a Experiência de Uma Escola de Ensino Médio da Região Centro Serrana do Espírito Santo
Por Arley Grazziotti Gregório (Autor), Cesar Felipe Cumin do Nascimento (Autor), Michel Binda Beccalli (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
Tendo como referência o contexto da Modernidade Líquida (BAUMAN, 2001), quando a fluidez da vida e o acesso rápido a informações relacionam-se com relações de poder, foi investigado como a saúde é percebida pela escola “Felício Melotti”. Essa pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, possuindo elementos de pesquisa documental e de estudo de campo. Foi empregada análise temática. Em função de o Projeto Político Pedagógico da instituição não abordar diretamente o tema saúde, foram consideradas as percepções de alunos, gestores e professores da escola sobre o tema, por serem responsáveis, em alguma medida, por operacionalizá-la. Foi observado que conselheiros midiáticos, conselheiros acadêmicos (GOMES, 2009), relações sujeitos-sujeitos e a escola influem nas construções das percepções de saúde. Estas apresentam elementos singulares, pois os sujeitos atribuem à atividade física e à alimentação, significados para além de questões biológicas/fisiológicas. São considerados também o tempo e trabalho como influenciadores no bem-estar, de modo a minimizar momentos de lazer e disposição para as atividades diárias.