Educação Física Escolar e Saúde: a Experiência de Uma Escola de Ensino Médio da Região Centro Serrana do Espírito Santo
Por Arley Grazziotti Gregório (Autor), Cesar Felipe Felipe Cumin do Nascimento (Autor), Michel Beccalli (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
Derreter os “sólidos deficientes e defeituosos [e substituir] por outro conjunto, aperfeiçoado e preferivelmente perfeito, e por isso não mais alterável” (BAUMAN 2001, p. 10), retrata a mudança de um sistema muito custoso e de difícil controle, para outro, de características contrárias a estas. Oconceito de “modernidade líquida” propostopor Zygmunt Bauman (2001), relaciona-se com a “leveza” de um sistema “administrável”, fundamentada na “extraordinária mobilidade dos fluidos” em que “a velocidade do movimentoe o acesso a meios mais rápidos de mobilidade”, são agora –na modernidade líquida -os indicadores de poder.Dessa forma, moldam-se as possibilidades de ações dos sujeitos que passaram a ser flexíveis, no sentido de dar mobilidade as suas ações, mas dentro de um contínuo controle.No entanto, devemos considerar que dentro desse contexto, tornar-se indispensável