Resumo

OBJETIVO:Analisar quais conteúdos são ministrados nas aulas de Educação Física e quais destes despertammaior  interesse  entre  os  gêneros.MÉTODO:Trata-se  de  uma  pesquisa  quantitativa,  na  qual  utilizou-se  umquestionário elaborado pelos autores, onde buscou-se investigar a preferência dos alunos em relação aos con-teúdos e quais deles eram trabalhados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico eProeja. A amostra foi composta por 100 estudantes do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologiada Paraíba. Aplicou-se estatística descritiva.RESULTADOS:Observou-se que os conteúdos mais abordados nasaulas de Educação Física são aqueles relacionados à saúde, esportes, jogos e brincadeiras. Quanto à preferên-cia pelas temáticas, pôde-se perceber que: 64,68% dos estudantes do sexo masculino e 32,19% do sexo femininogosta/gostaria de estudar conteúdos relacionados ao esporte incluindo regras e história. Já 25,53% dos discen-tes do sexo feminino demonstrou maior interesse em aulas direcionadas ao conteúdo dança, enquanto queapenas 7,35% dos discentes do sexo masculino afirmaram interesse. Outro conteúdo que merece destaque é aginástica, onde 13,32% dos alunos do sexo feminino demonstraram interesse, enquanto somente 5,88% dosalunos do sexo masculino o fizeram.CONCLUSÃO:No tocante ao interesse pelos conteúdos das aulas de Edu-cação Física, as divergências entre estudantes dos sexos masculino e feminino ainda são presentes, e isso tendea apresentar-se enquanto um fator negativo para o desenvolvimento da aula. No entanto, sabe-se que a disci-plina dispõe de possiblidades e propostas que podem diversificar as aulas atendendo as necessidades de todos.

Acessar