Educação Física Escolar e Seus Conteúdos: Perspectivas e Realidade no Sertão da Paraíba
Por Samara Celestino dos Santos (Autor), Rossana Vescya Formiga de Sousa (Autor), Lucas Medeiros Camilo (Autor), Giseuda Pereira de Almeda (Autor), Gertrdes Nunes de Melo (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
OBJETIVO:Analisar quais conteúdos são ministrados nas aulas de Educação Física e quais destes despertammaior interesse entre os gêneros.MÉTODO:Trata-se de uma pesquisa quantitativa, na qual utilizou-se umquestionário elaborado pelos autores, onde buscou-se investigar a preferência dos alunos em relação aos con-teúdos e quais deles eram trabalhados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico eProeja. A amostra foi composta por 100 estudantes do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologiada Paraíba. Aplicou-se estatística descritiva.RESULTADOS:Observou-se que os conteúdos mais abordados nasaulas de Educação Física são aqueles relacionados à saúde, esportes, jogos e brincadeiras. Quanto à preferên-cia pelas temáticas, pôde-se perceber que: 64,68% dos estudantes do sexo masculino e 32,19% do sexo femininogosta/gostaria de estudar conteúdos relacionados ao esporte incluindo regras e história. Já 25,53% dos discen-tes do sexo feminino demonstrou maior interesse em aulas direcionadas ao conteúdo dança, enquanto queapenas 7,35% dos discentes do sexo masculino afirmaram interesse. Outro conteúdo que merece destaque é aginástica, onde 13,32% dos alunos do sexo feminino demonstraram interesse, enquanto somente 5,88% dosalunos do sexo masculino o fizeram.CONCLUSÃO:No tocante ao interesse pelos conteúdos das aulas de Edu-cação Física, as divergências entre estudantes dos sexos masculino e feminino ainda são presentes, e isso tendea apresentar-se enquanto um fator negativo para o desenvolvimento da aula. No entanto, sabe-se que a disci-plina dispõe de possiblidades e propostas que podem diversificar as aulas atendendo as necessidades de todos.