Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um tema complexo e pouco explorado por professores de Educação Física. Objetivou-se realizar uma análise de conteúdo com as seguintes categorias de análise: Educação Física; Inclusão; Autismo; Autismo e Inclusão, e Educação Física e Inclusão, sendo avaliadas 58 produções. Os temas abordados foram “A inclusão de estudantes com TEA em escolas regulares” e “Educação Física Escolar e Autismo: dificuldades dos professores e benefícios para estudantes”. Os resultados encontrados apresentaram as seguintes abordagens: Educação Física no ensino escolar, Autismo e inclusão nas escolas, Legislação sobre inclusão e Dificuldades dos professores com alunos com autismo. Adicionalmente, foi realizada pesquisa qualitativa com pais e ou responsáveis de crianças com autismo por meio de questionário on line. Foram analisadas percepções de 28 pais e responsáveis por crianças com diferentes graus de TEA sobre a importância da educação física no transtorno. Os resultados mostraram que 62% dos pais e responsáveis consideram essencial aulas de educação física principalmente para melhoria da socialização e interação com outras crianças. No entanto, a maioria dos entrevistados relataram que os profissionais não estão preparados para atender a esta demanda. As produções evidenciaram as carências que ainda existem no sistema educacional inclusivo, tanto de profissionais habilitados quanto de recursos e investimentos; as dificuldades pelas quais os professores possuem em trabalhar com as especificidades de cada deficiência e em especial, do autismo; bem como, os inúmeros benefícios motores, cognitivo e sócio afetivos ocasionados por uma prática inclusiva eficaz.

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