Educação Física Escolar: em Defesa da Cultura Corporal em Contraposição à Concepção de Aptidão Física
Por Gislei José Scapin (Autor), Maristela da Silva Souza (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 25, n 273, 2021.
Resumo
Este estudo tematiza a Cultura Corporal em contraponto à perspectiva da Aptidão Física no plano da Educação Física Escolar brasileira. Objetiva evidenciar o conhecimento da Cultura Corporal como produto do trabalho, na dimensão imaterial e indispensável para a existência humana como determinante da corporeidade cultural, superando por incorporação as formas de aptidão física. Metodologicamente trata-se de um teorizar bibliográfico com autores da Educação Física. Pauta-se pela filosofia marxista à luz do Materialismo Histórico-Dialético. Nosso estudo elucida a produção de conhecimento, sobretudo em Educação Física, e o embate histórico na Educação Física brasileira entre duas concepções teórico-pedagógicas e epistemológicas. Reiteramos, por fim, a importância da Cultura Corporal enquanto parte da cultura e produção humana constituinte da corporeidade dos sujeitos, a partir da sistematização das praticas corporais, ampliação do acervo cultural da humanidade e da superação das formas de manifestação corporal pautadas pela concepção de Aptidão Física.
Referências
Albuquerque, J.O., e Taffarel, C.N.Z. (2020). Projeto histórico e projeto de escolarização: contribuições das teorias histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e abordagem crítico-superadora do ensino da educação física. Revista Poiésis, 14(25), 52-70. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v14e25202052-70
Andery et al. (2014). Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Editorial Garamond.
Bracht, V. (1999). Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Editora Unijuí.
Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Departamento de Educação Física e Desportos. (1971). Decreto n. 69.450, de 1º. de novembro de 1971. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1º de nov. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D69450.htm
Castellani Filho, L. (2020). Às voltas com o futuro: minhas incursões na educação física escolar. Revista Poiésis, 14(25), 52-70. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v14e25202019-51
Coletivo de Autores (2012). Metodologia do ensino da Educação Física (2ª ed. rev.). Cortez Editora.
Duarte, N. (2013). A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do individuo (3ª ed. rev.). Editora Autores Associados.
Escobar, M.O., e Taffarel, C.N.Z. (2009). A cultura corporal. In J.F. Hermida (org.). Educação Física: conhecimento e saber escolar. Editora UFPB.
Freitas, L.C. (1995). Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Papirus Editora.
Kosik, K. (1976). Dialética do Concreto (2ª ed.). Editora Paz e Terra.
Kuenzer, A. (1998). Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: G. Frigotto (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Editora Vozes.
Kunz, E. (2012). Educação Física: ensino e mudanças (3ª ed.). Editora Unijuí.
Leontiev, A. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Livros Horizonte.
Lessa, S. (2011). Introdução à filosofia de Marx (2ª ed.). Editora Expressão Popular.
Martins, L.M. (2013). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Editora Autores Associados.
Marx, K. (2010). Manuscritos econômicos-filosóficos (4ª reimp.). Boitempo Editorial.
Marx, K., e Engels, F. (2010). A Ideologia Alemã (3ª reimp.). Martin Claret Editora.
Pereira, K.R., Nunes, C.C., e Barreto, S.J. (2010). Educação Física Escolar – breves perspectivas epistemológicas em Sánchez Gamboa. IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. http://educonse.com.br/2010/eixo_02/e2-117.pdf
Pina, L.D. (2008). Atividade física e saúde: uma experiência pedagógica orientada pela pedagogia histórico-crítica. Motrivivência, 20(30), 158-168,. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p158
Saviani, D. (2013). Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações (11ª ed.). Editora Autores Associados.
Saviani, D. (2012). Escola e Democracia (42ª ed.). Editora Autores Associados.
Silva, T.J.C. (2014). Educação Física: uma revisão sobre o seu objeto de estudo. Lecturas: Educación Física y Deportes, 19(193). https://www.efdeportes.com/efd193/educacao-fisica-seu-objeto-de-estudo.htm
Soares, C.L. (2012). Educação Física: raízes europeias e Brasil (5ª ed. rev.). Editora Autores Associados.
Souza, M. (2009). Esporte Escolar: possibilidade superadora no plano da cultura corporal. Ícone Editora.
Taffarel, C. (2012). Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão – depoimento. In: Coletivo de Autores, Metodologia do Ensino da Educação Física (2ª ed. rev.). Cortez Editora.
Taffarel, C., e Albuquerque, J. (2011). Epistemologia e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos. Revista Digital do Paideia, 2(2). https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635490
Teixeira, D.R. (2018). Educação Física na pré-escola: contribuições da abordagem crítico-superadora [Tese doutorado, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador]. https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26748