Educação Física Escolar no Ensino Médio: Analisando o Estado da Arte
Por Luiz Gustavo Bonatto Rufino (Autor), Aline Fernanda Ferreira (Autor), Amarilis Oliveira Carvalho (Autor), Christiano Streb Ricci (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Objetivou-se com o presente estudo analisar tanto quantitativa quanto qualitativamente a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física no Ensino Médio entre os anos de 2001 até 2011, buscando compreender o estado da arte deste componente curricular neste nível de ensino. Para isso, foram analisados livros, artigos publicados em três periódicos da área e teses e dissertações. Como resultados foram encontrados 53 publicações, o que corresponde a apenas 1,7% do total de produção na área da Educação Física, sendo 21 teses e dissertações (0,97%), 5 livros (2,17%) e 27 artigos (1,97%). Conclui-se ser fundamental haver maior compreensão acerca das especificidades da Educação Física no Ensino Médio, fato que passa pelo desenvolvimento da produção acadêmica em âmbito nacional.