Educação Física Escolar: Espaço de Questionamento das Masculinidades Hegemônicas?
Por Marcelo Moraes e Silva (Autor), Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros (Autor), Evelise Amgarten Quitzau (Autor).
Resumo
Com a redemocratização brasileira a discussão de gênero passoua figurar na agenda pública nacional, fazendo parte também de políticaseducacionais. Entretanto, um avanço conservador da sociedade, evidenciadonas eleições de 2018, deixou clara a implantação de um discurso em que umamasculinidade hegemônica se faz presente. Nesse ensaio, procurou-se refletirde que forma a escola e, mais especificamente a Educação Física podem contribuirpara problematizar esse discurso. Apesar de estudos apontarem queesses espaços educacionais ainda reproduzem uma masculinidade hegemônica,eles se apresentam como bastiões de discursos que promovem igualdadee respeito às diferenças. Na Educação Física, isso pode ser evidenciado pelodebate em torno das aulas mistas, iniciado na década de 1990