Resumo

Estudo sobre a gênese e desenvolvimento da Educação Física Escolar em Fortaleza, entre o intervalo de tempo 1860 - 1930. O surgimento deste estudo aflorou em sala de aula, diante da dificuldade de lecionar História da Educação Física no Curso de Graduação da Universidade Regional do Cariri-URCA, a partir das referências bibliográficas nacionais que contradizem o que está posto na pesquisa regional sobre a existência dessa disciplina no programa das escolas da Capital cearense anterior à década de 1930. No itinerário investigativo, adoto, como referencial metodológico, a pesquisa documental, para tanto, recorro as seguintes fontes: literatura, fotografia, periódicos escolares, jornais, trabalhos acadêmicos, documentos oficiais e as obras dos memorialistas. Tendo como referência a Teoria do Campo, de Pierre Bourdieu, como possibilidade de analisar a estrutura do campo, posição dos agentes e a construção do habitus como sistema de disposições socialmente constituídas, foi possível evidenciar a institucionalização da Educação Física Escolar como referência ao estudo da cultura corporal na escola. Desta maneira, foi possível apresentar uma reconstrução dos passos iniciais da então ginástica em algumas instituições educacionais de Fortaleza, até chegar à denominação de Educação Física, explicitando como se deu os embates entre os agentes – acrobatas (os ginastas “marginais”), os instrutores (militares) e as normalistas, que protagonizaram o movimento de naturalização e objetivação da prática desta disciplina na escola. Evidenciou-se, assim, a existência de práticas corporais nas escolas, entre 1860 e 1930, o que se configura em uma contribuição no processo de crítica da história dessa área de conhecimento e revela as limitações da literatura existente que desconsidera a emergência e consolidação da Educação Física em outros espaços, em período anterior a 1930.

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