Educação Física Escolar: Inclusão, Equidade e Competição - Conceitos e Ações
Por Bruno Baltazar dos Reis Gomes (Autor), Cláudio Luiz Neves Júnior (Autor).
Em Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais v. 9, n 1, 2013. Da página 97 a 111
Resumo
As competições, sempre estão presentes nas nossas vidas e a inclusão do deficiente nas competições é um desafio. Os objetivos desse estudo são: analisar se o deficiente tem oportunidade de participar de jogos e competições representando sua escola, avaliar o conhecimento dos professores de educação física sobre o termo equidade e quantificar segundo os mesmos a participação de alunos deficientes em competições livres e para deficientes. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado aplicado aos professores de educação física efetivos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e que atuam no mínimo há 1 ano na cidade de Araxá – MG. A análise estatística das respostas ao questionário permitiu observar que os professores tem conhecimento sobre o que significa equidade, mas não procuram participar de competições específicas para deficientes e que a equidade não é adotada na formação das equipes que representam suas escolas.