Resumo

Ao longo da história, a compreensão da deficiência tem sido influenciada por diferentes modelos, como o médico e o social. Entender a compreensão perece ser bastante significativo no processo educacional, pois a forma de compreensão da deficiência pode direcionar, o modo de condução do processo de ensinoaprendizagem e o próprio lugar dos estudantes com deficiência na escola. Na educação física, professores têm adotado estratégias para incluir estudantes com deficiência, buscando legitimar sua prática. A seleção das estratégias adequadas considera as necessidades de inclusão dos estudantes com e sem deficiência. Nessa perspectiva, as abordagens de ensino utilizadas são fundamentais para compreender o sentido e trato pedagógico que são imputados no ensino. Atualmente têm se identificado três principais tipos de abordagens de ensino: instrução normalizada; instrução diferenciada e desenho universal de aprendizagem e compreender as abordagens de ensino dos professores pode ser fundamental para promover práticas educacionais mais inclusivas. Considerando esse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar a compreensão dos professores de Educação Física da rede municipal de Florianópolis sobre deficiência. A metodologia se fundamentou por meio do paradigma interpretativo e uma abordagem qualitativa descritiva exploratória, uma vez que se pretendeu conhecer e compreender o fenômeno estudado. Os participantes da pesquisa foram compostos por 10 professores de Educação Física, sendo 6 homens e 4 mulheres com tempo de atuação profissional docente superior a 5 anos.

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