Resumo

O voleibol foi criado em 1895 e desde então está cada vez mais presente na sociedade. Uma vez que suas implicações encontram-se desde o alto rendimento e até na educação, na qual especificamente nas escolas é bastante difundido. Porém muitas vezes o que observamos é uma prática muito semelhante com a do adulto, podendo acarretar numa especialização precoce e futuramente podendo vir a ocasionar danos. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo verificar se nas escolas há especialização precoce, sendo de grande relevância, uma vez que mesmo nos dias de hoje, com toda evolução no processo de aprendizagem profissional, muitos professores optam por usar desses métodos mais tradicionais. Com isso, se faz importante na medida em que detecta se esse fato é comum ou não, interferindo positivamente na formação dos alunos. Busca responder se está sendo inserida a inicialização precoce nas escolas, em relação à idade apropriada para o início do ensino de voleibol. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, sendo aplicado um questionário com cinco perguntas abertas a professores de Educação Física Escolar da região de Osasco, especificamente em escolas particulares, além da observação das aulas durante e após a entrevista com o profissional. Constatamos, com os resultados, que a maioria inicia a prática do voleibol nas aulas em torno de 11 e 13 anos, a indicada na literatura, e que tem como objetivo o ensinamento dos fundamentos, em que a maioria utiliza jogos adaptados para o ensinamento. Com isso, concluímos que não está ocorrendo inicialização precoce, os professores estão respeitando a faixa etária indicada pela literatura, porém houve uma exceção de um professor.

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