Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar os significados das práticas corporais no contexto de ações planejadas em aulas para alunos do Ensino Médio de uma instituição pública de Machado/MG. O ensino das práticas corporais no ensino médio é centrado frequentemente no esporte competitivo, não sendo consideradas as diferenças entre os alunos. Além disso, a ação pedagógica tende a não ter como foco a educação para o lazer. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica a partir de um levantamento de obras de autores da Antropologia, Sociologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural. Também realizamos pesquisa de campo, a partir da realização de sete aulas desenvolvidas com uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública de Machado/MG. As técnicas utilizadas na pesquisa de campo foram observação participante e o diário de campo. Os principais resultados foram: as práticas corporais são atividades compensatórias das obrigações sociais, que dão equilíbrio a rotina escolar dos alunos investigados. Os participantes da pesquisa também demonstraram ter uma visão crítica com relação ao lazer e fizeram uma autoavaliação sobre o que tal fenômeno social significa em suas vidas. Por fim, sugerimos um projeto para a instituição de ensino investigada, envolvendo desde a direção da escola, coordenadores, técnicos administrativos e alunos no sentido de uma educação para o lazer no cotidiano escolar.

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