Sobre
Esta obra surgiu do propósito coletivo de publicar conhecimentos teóricos e práticos de parte de nossas experiências enquanto docentes de universidades, professores de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e educação especial.
Os conteúdos se apresentam em 12 capítulos descritos por profissionais que atuam no ensino superior e possuem larga experiência teórica e prática na área escolar, buscando oferecer diferentes possibilidades físico-educativas que contribuam para a reflexão, estimulação e construção de um conhecimento participativo e criativo.
Esperamos com este material, colaborar pedagogicamente no planejamento, organização e implementação de programas educativos que venham contribuir para o desenvolvimento dos aspectos sociais, afetivos, cognitivos, culturais e motores de nossos educandos, considerando a concepção do homem, educação, saúde e o contexto hitórico-social..
Capítulo 1. Recreação no tempo e espaço escolar
Hani Awad
1.1 - Mas, afinal, o que é recreação?
1.2 - O emprego educativo da recreação na escola.
1.3 - Propostas de programações e eventos recreativos.
1.4 - Eventos recreativos.
1.5 - Propostas de atividades lúdico-recreativas.
1.6 - Referências.
Capítulo 2. A importância dos jogos no desenvolvimento da criança
Vitor Cesar Moreira, Everton Paulo Roman
2.1 - A importância das aulas de Educação Física na infância.
2.2 - Objetivos gerais dos jogos.
2.3 - Jogos sensoriais.
2.4 - Jogos afetivos.
2.5 - Jogos motores.
2.6 - Jogos competitivos.
2.7 - Jogos simbólicos.
2.8 - Jogos intelectuais.
2.9 - Proposta de atividades.
2.10 - Referências.
Capítulo 3. Educação Física especial: "do não saber fazer, ao querer realizar"
Dirleia Aparecida Sbardelotton
3.1 - Dicas para guiar uma pessoa com deficiência visual.
3.2 - Dicas de como agir perante uma pessoa com deficiência física.
3.3 - Propostas de atividades práticas.
3.4 - Referências.
Capítulo 4. Atividade física na natureza: possíveis alternativas nas aulas de Educação Física no ensino fundamental e médio
Everton Paulo Roman, Lissandro Moisés Dorst
4.1 - Em relação ao planejamento.
4.2 - Propostas de atividades práticas.
4.3 - Referências.
Capítulo 5. Educação Física escolar e saúde pública: o ideário da promoção à saúde
Fábio Augusto Brugnerotto
5.1 - Promoção à saúde e OMS.
5.2 - Promoção da saúde e suas facetas.
5.3 - Promoção da saúde na Educação Física escolar.
5.4 - Referências.
Capítulo 6. A Ginástica no âmbito escolar
Kareen Priscilla Bandeira Cunha
6.1 - Compreendendo a ginástica.
6.2 - Exercícios de Ginástica Rítmica escolar.
6.3 - Movimentos naturais da Ginástica.
6.4 - Ginástica Artística.
6.5 - Exercícios de Ginástica Artística escolar.
6.6 - Exercícios básicos de solo.
6.7 - Referências.
Capítulo 7. Atletismo na escola
Lissandro Moisés Dorst, Débora Goulart Bourscheid
7.1 - Breve Histórico.
7.2 - A importância do Atletismo no contexto escolar.
7.3 - Dificuldades e desafios do Atletismo escolar.
7.4 - Referências.
Capítulo 8. Desenvolvimento motor uma questão de estímulos adequados e monitoramento
Débora Goulart Bourscheid
8.1 - Planejamento de conteúdos na fase pré-escolar.
8.2 - Ficha de observação das sequências de desenvolvimento motor.
8.3 - Referências.
Capítulo 9. Jogos, brincadeiras e práticas esportivas como instrumentos de desenvolvimento e avaliação de habilidades neurológicas
Claudia Barbosa
9.1 - Propostas de atividades que poderão compor uma aula de Educação Física.
9.2 - Sugestões de atividades práticas.
9.3 - Referências.
Capítulo 10. Estratégias para a prática de atividade física na escola
Karina Elaine de Souza Silva, Sérgio Rodrigues Moreira, Antônio de Azevedo Barros Filho, Edilson Serpeloni Cyrino
10.1 - Efeitos da atividade física para a saúde e qualidade de vida.
10.2 - Estratégias de implantação de programas de atividade física no ambiente escolar.
10.3 - Recomendações gerais.
10.4 - Recomendações para a prescrição e orientação dos exercícios de força/resistência muscular localizada.
10.5 - Recomendações para a prescrição e orientação dos exercícios de flexibilidade.
10.6 - Recomendações para a prescrição e orientação dos exercícios aeróbicos.
10.7 - Referências.
Capítulo 11. Importância do conhecimento cronobiológico e sua relação na aprendizagem escolar
Kleber Fernando Pereira
11.1 - Cronotipos básicos.
11.2 - Instrumentos para coleta de dados.
11.3 - Referências.
Capítulo 12. Propostas de Avaliação Física no âmbito escolar
Roberto Régis Ribeiro, Keila Donassolo Santos Ribeiro
12.1 - Crescimento desenvolvimento e composição corporal.
12.2 - Medidas antropométricas.
12.3 - Composição corporal - medidas derivadas.
12.4 - Percentual de gordura corporal obtido pelo método de dobras cutâneas.
12.5 - Aptidão física relacionada à saúde.
12.6 - Testes de aptidão física relacionados à saúde.
12.7 - Referências.