Educação Física Escolar, Nível Médio de Ensino e Conhecimentos
Por Flávio Medeiros Pereira (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Da totalidade fenomênica da Educação Física (EF), os conhecimentos, interrelacionados e interagindo com as práticas, necessitam ser avaliados, também no Nível Médiode Ensino (NME), considerado, escolarmente, como o mais elevado, cujos estudantes dispõe de grandes vivências de EF e capacidades abstrativas. Objetivando testar esses conhecimentos, utilizouse prova teórica, padronizada, individual, com 3 temáticas da EF: história e sociedade; cotidianidade e qualidade devida; ginástica-esporte e fisiologia.. Avaliou-se 280 estudantes, Xidade 17,07 anos, 169 moças e 111 rapazes, do diurno, de última série do NME, em 11 diferentes escolas/cidades do RS. Oscilando entre zero e dez, a maior nota foi 7,5, a menor 0,5, e apenas 15,36 % delas foram acima de 5,0. Não encontrou-se diferenças estatisticamente significativas entre os escores médios: das moças e dos rapazes; dos residentes em cidades com e sem faculdade de EF; dos praticantes e dos dispensados das aulas de EF; dosquese exercitavam também fora da escola e dos apenas na EF escolar. Elevando-se a renda dos escolares diminuíamse suas notas. Foi estatisticamente significativa a diferença entre as notas médias dos escolares com 3 aulas semanais de EF e dos com 2 aulas. A temática sócio-hitórica teve menor percentual de acertos. Sinteticamente, conclui-se que os escolares terminam o NME com deficiências cognitivas; com desconhecimentos aproximados da alienação; sem assimilação críticareflexiva do cotidianamente praticado; com limitação cultural ligada à EF, revelando o esgotamento do paradigma desportivo-recreativo escolar e problemas educacionais, centrados em práticas pedagógicas, que refletem aspectos que envolvem professores, alunos e sociedade.