Resumo

Esse estudo possui como objetivo analisar uma experiência político-pedagógica realizada na disciplina Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino-Aprendizagem de Educação Física no curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo – campus Jacareí durante o 1º semestre de 2022. O projeto educativo foi iniciado a partir da problematização das teorias curriculares da Educação Física tradicionais (currículos ginástico, esportivo, desenvolvimentista, psicomotor e saudável), críticas (currículos crítico-superador, crítico-emancipatório e crítico-libertador) e pós-críticas (currículo cultural). Após esse processo, foi feita a defesa que os currículos críticos e pós-críticos do componente curricular dialogam com a realidade educacional vigente e os debates foram aprofundados nessas teorias pedagógicas, possibilitando que os(as) estudantes dialogassem com professores(as) da Educação Básica, analisassem experiências educativas e pesquisassem materiais didáticos relacionados com essas concepções de currículo. Para finalizar o processo, todos e todas produziram memoriais de formação, resgatando as suas aulas de Educação Física Escolar na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e, após esse momento, organizando um projeto educativo para esses ciclos de escolarização, sempre em diálogo com a fundamentação teórica analisada durante o semestre letivo. Os memoriais mostraram que a maioria dos(das) educandos(as) do curso de Pedagogia tiveram atividades de ensino centradas nos currículos esportivo, desenvolvimentista e psicomotor nas aulas de Educação Física. Todavia, os projetos educacionais produzidos por eles e elas retrataram temas vinculados com a gordofobia, a saúde coletiva, as relações de gênero, raça e classe social que atravessam as práticas corporais, além de colocar em evidência jogos, brincadeiras, esportes, danças, lutas e ginásticas que são marginalizadas por uma parcela da sociedade. Portanto, concluímos que é essencial para a formação inicial em Pedagogia que os(as) licenciandos(as) tenham acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela área de Educação Física para que a prática políticopedagógica nas escolas de Educação Básica possa ser transformada pelos(as) docentes e estudantes, viabilizando um processo formativo que possa construir uma sociedade, plural, equitativa e justa.

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