Sobre
Essa obra é o volume 2 do livro “Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência”. Quando tivemos a ideia de organizar esse material, sabíamos que não seria fácil encontrar professores e professoras de Educação Física que organizam a sua prática pedagógica de forma contra hegemônica nesse ciclo de escolarização. Entretanto, após realizar alguns convites, percebemos que nosso pensamento estava equivocado. Diversos docentes responderam de forma positiva o nosso chamado e ficamos surpresos, pois não seria possível publicar apenas um livro com todos os capítulos que conquistamos. Se no primeiro volume foi realizada uma análise documental, científica e pedagógica das aulas do componente no Ensino Médio, nessa obra, os leitores e as leitoras poderão analisar, de forma crítica e responsável, as mudanças realizadas no sistema educacional brasileiro após a implementação de políticas neoliberais devastadoras para a escola pública, prejudicando a manutenção da Educação Física como componente curricular obrigatório no Ensino Médio. Se contrapondo a essa triste realidade que se avizinha, docentes que atuam na rede federal, estadual e privada relatam experiências pedagógicas incríveis que organizaram com os/as jovens, nas suas respectivas escolas. Vivenciar, analisar, refletir e debater sobre aspectos políticos, sociais, econômicos, históricos, biológicos e fisiológicos relacionados com as manifestações da cultura corporal com os/as estudantes marca, de forma contundente, os projetos educativos aqui relatados. Se fere a nossa existência, seremos resistência. Esse é o grito dos/das educadores/as que participam desse livro.