Educação Física Escolar no Ensino Médio: o Uso das Redes Socias no Processos de Ensino-aprendizagem a Partir da Perspectiva de Aulas Abertas
Por Thiago Sousa Matias (Autor), Muryllo Rezende Soares (Autor), Otto Silva (Autor), Jéssica Serafim Frasson (Autor), Veruska Pires (Autor).
Resumo
Este trabalho buscou investigar o potencial inovador e educacional na disciplina de Educação Física, através da diversificação do conteúdo, redes sociais e aulas abertas. A proposta foi desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no ensino médio, e realizada em uma escola pública mantida pelo estado de Santa Catarina. As análises foram sistematizadas nas redes sociais e relatórios de observação com interpretação temática e categorial. As redes sociais promovem espaço de discussão, é útil para a realização de tarefas, permite avaliação e auxilia na preservação e significação do conteúdo. A diversidade dos conteúdos motiva os alunos, elimina a evasão e impulsiona discussões educacionais. As aulas abertas geram reflexões, motivação, ação comunicativa e autonomia.