Educação Física Escolar e o Contexto Inclusivo: o Que Pensam os Educandos Sem Deficiência?
Por Andréia de Carvalho Lopes (Autor).
Resumo
O estudo investigou a opinião dos educandos sem deficiência sobre os educandos com deficiência nas aulas de Educação Física. Pois, se a inclusão é para todos, esta parcela do Sistema Educacional precisa ser ouvida. Esta é uma pesquisa qualitativa com técnica de elaboração e análise de unidades de significado, realizada na Escola Estadual Carlos Chagas em Bauru que atende uma Educanda com deficiência, na Turma Regular da segunda série, onde foram entrevistados 18 alunos de ambos os sexos. Foi aplicado questionário semi-estruturado, para a analise da opinião da população. Verificou-se, que esta aluna participa das aulas com ajuda dos colegas, nunca atrapalhou a aula e o fato de tê-la na turma não afeta o andamento das atividades, nem dos conteúdos. Deste modo, conclui-se que os educandos estão reagindo positivamente à inclusão, todos declararam que gostam de participar das aulas de Educação Física e colaboram com a colega com deficiência.