Resumo
Tendências atuais em Educação vêm, cada vez mais, destacando os valores integrativos, sendo o desenvolvimento da atitude cooperativa citada como essencial. Tal atitude é recomendada principalmente devido à sua contribuição para a aprendizagem, para a convivência pacífica entre as pessoas e para a superação do egocentrismo pela criança, devido aos valores e aos tipos de ações nela envolvidos. A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) implantou, em 2007, o Currículo Básico para a Escola Pública Municipal e em 2010 foi realizada uma revisão em relação às diretrizes para a Educação Física. Nesta versão, a cooperação consta como uma atitude permanente que perpassa todos os conteúdos. Investigar essa orientação curricular norteou esta pesquisa. Com o objetivo de compreender a seleção e a utilização de meios didáticos para o ensino e aprendizagem da cooperação como uma atitude permanente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, três regentes efetivas, licenciadas em Educação Física, de uma escola da cidade de Marechal Cândido Rondon no Paraná, foram observadas durante 54 aulas e, posteriormente, entrevistadas. As informações coletadas durante as entrevistas foram, posteriormente, refletidas em conjunto com as docentes, inicialmente de forma individual e depois em grupo. A diretora da escola e a coordenadora de Educação Física municipal também foram ouvidas. A pesquisa, de natureza qualitativa, classifica-se como estudo de caso etnográfico na educação. Os resultados mostraram que as docentes estavam tentando atender a determinação das diretrizes municipais, cada uma à sua maneira. Vislumbrou-se 12 tipos de meios didáticos e em quase trezentas vezes eles foram utilizados: ajuda/cooperação, ajuda/cooperação competitiva, práticas participativas, em grupo – com ajuda, situações-problema em grupos, metas decididas em conjunto, ajuda para buscar/recolher o material, falação/orientação sobre ajuda/colaboração, troca de papéis, solicitação de ajuda aluno/aluno, ajuda professor/aluno na confecção de material, solicitação de colaboração com outras turmas. Elas demonstraram desconhecimento teórico de alguns meios didáticos importantes e outros foram pouco praticados. Também não conheciam as razões de se utilizar a cooperação nas docências, baseando-se no senso comum: ajuda, diminuição da violência e convivência harmônica/pacífica.