Resumo

Inspirado na proposta da Educação Física como fator de promoção da saúde, defendida por alguns autores, estudamos o conteúdo cognitivo dos programas de Educação Física escolar das escolas de primeiro e segundo graus das redes pública e privada do Grande Rio, utilizando-se para isto, da coleta de provas teóricas dessa disciplina. Este estudo tem o objetivo de mapear o conteúdo cognitivo dos programas escolares, estabelecendo categorias que variam desde a simples memorização de regras até a análise de fatores relacionados com a aptidão física e promoção da saúde em seus aspectos físico, mental e social, classifi-cando-os em conteúdo utilitário e acessório. Foi denominado conteúdo utilitário todo aquele capaz de contribuir com informações que pudessem vir a ser utilizadas na promoção da saúde e no bem estar da coletividade, e denominado conteúdo acessório todo aquele capaz de ser obtido pelos mais diversos meios de informação e que não contribuem diretamente para a promoção da saúde e bem estar da coletividade. O estudo acima proposto visa contribuir para uma reflexão sobre o papel da Educação Física Escolar na sociedade atual diante dos programas atualmente utilizados para o ensino dessa disciplina.