Resumo

O presente estudo procura analisar publicações que abordam a proposta de Educação Física (EF) escolar relacionada a promoção da saúde. A elevada prevalência das doenças de origem hipocinética em nossa população e o entendimento da saúde como matéria de natureza didático - pedagógica e não biológico - higienista, dentre outros aspectos, tem contribuído para a discussão do papel que a EF possa assumir, em nossa sociedade, no desenvolvimento de ações dirigidas a promoção da saúde. Para um posicionamento crítico em relação aos trabalhos é importante destacar a relação Exercício Físico - Aptidão Física - Saúde, bem como definir precisamente o entendimento desses termos; nesse sentido, embora existam evidências de que melhores índices de aptidão física estão associados a opção por um estilo de vida mais ativo, tem - se demonstrado que a adoção de hábitos e atitudes quanto a prática de exercícios físicos regular é dependente da apropriação de conhecimentos que conduzam a autonomia e capacidade crítica em relação ao exercício físico - saúde, o que só parece ser possível a partir de uma ação pedagógica politicamente orientada e sistematizada em nosso processo formal de ensino (escolarização).

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