Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar questões relativas à Promoção da Saúde em uma comunidade escolar, além de se discutir a atuação dos professores de Educação Física frente a estas questões. A investigação teve uma abordagem qualitativa e o método utilizando foi a pesquisa participante. Na primeira etapa da pesquisa foram analisadas as bases teóricas utilizadas pela escola. Não foram encontradas evidencias de propostas de intervenção pedagógica consistentes, pautadas na Promoção da Saúde. Além disso, observa-se duas linhas de pensamento no grupo de professores de Educação Física: uma voltada a um fazer didático e a outra linha está voltada à questões conceituais. Outro instrumento utilizado foi a entrevista com os professores de Educação Física, nas quais os discursos evidenciam que os professores ainda não estão muito bem estabelecidas. Na segunda etapa da pesquisa estudou-se o concreto percebido. Como instrumentos utilizou-se os resultados do Projeto de Avaliação Física da escola, questionário de nível de atividade física, questionários de hábitos alimentares e o caderno de campo. Os resultados do Projeto de Avaliação da escola mostraram que 43% dos alunos eram obesos ou tinham sobrepeso. Quanto aos hábitos alimentares evidenciou-se que os alunos têm hábitos que vão contra o recomendado pela literatura científica. Já no questionário sobre nível de atividade física, observou-se que os alunos, em sua maioria, apresentam ser sedentários ou pouco ativos. Durante o processo desta investigação observou-se algumas mudanças de atitudes dos professores de Educação Física frente à estas questões, podendo considerar que os professores passaram, mesmo que sucintamente, a ver significado e necessidade em discutir coletivamente e propor intervenções as questões voltadas a obesidade infantil nesta comunidade escolar. Na terceira etapa da pesquisa são apresentadas sugestões de estratégias II que contemplam mudanças necessárias para uma escola promotora de saúde. Conclui-se que é possível estabelecer uma proposta, para as aulas de Educação Física, que leve em consideração que o objeto de estudo é a Cultura Corporal do Movimento, tendo como eixo norteador a sua concepção filosófica. Defende-se que a Educação Física como área de conhecimento da Saúde deva ser entendida como uma disciplina Promotora da Saúde e não de prevenção de doenças e, por conseqüência, os eixos de conteúdo esportes, danças, lutas e ginásticas, que fazem parte dos PCNS de Educação Física, devem ser tratados como elementos geradores de situações que estimulem o aluno na compreensão do seu papel como construtor de seu próprio conhecimento em saúde.