Resumo
A Educação Física no Ensino Médio encontra-se descontextualizada da realidade escolar e educacional e está em franca decadência. Devem ser tomadas medidas urgentes para evitar sua extinção neste segmento escolar. A monotonia e as atividades monotemáticas que são desenvolvidas como conteúdo curricular, contemplam apenas as atividades esportivas que, certamente, já foram tratadas nas séries anteriores e, portanto, não apresentam nenhum desafio para os alunos, principalmente os das séries terminais (28 e 38 séries). Além disso, são poucas as propostas que tratam a Educação Física como disciplina, isto é, com um conteúdo acadêmico a ser oferecido. Ela é vista apenas como atividades para o domínio de habilidades esportivas, fazendo dela uma atividade com fim em si mesma, o que deturpa os objetivos educacionais para a formação de seres humanos críticos e sensíveis aos problemas do meio físico e social, tão pregoados nos dias de hoje na formação profissional dos professores de Educação Física. A falta de conhecimento do que seja a função das instituições educacionais (Universidade, Escolas - Ensino Médio, Ensino fundamental e Pré-escola) é, a nosso ver, o principal obstáculo para o desenvolvimento de uma Educação Física relevante: formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e capacitados para intervir dentro dessa sociedade para satisfazer as necessidades dela. Diante desta situação, apresentamos, como alternativa para a Educação Física do Ensino Médio, uma proposta baseada nos conceitos oferecidos por Paoliello e Pérez Gallardo (1997) para a Educação Física Escolar, nos quais a Formação Humana é o real objetivo da Educação Física, e os conteúdos da cultura corporal o seu conhecimento de Capacitação, que devem ser socializados no interior das instituições escolares, respeitando as características, necessidades e interesse dos alunos e das próprias instituições escolares que eles freqüentam. Assim, este estudo se constitui numa continuação do estudo de Schõnardie (2001), que elaborou a Tese intitulada 'Educação Física na 18 Série do Ensino Médio: Uma Prática por Compromisso', objetivando capacitar o aluno da 18 Série do Ensino Médio a desenvolver, com autonomia, programas de condicionamento físico para a melhoria da performance esportiva e/ou o nível de aptidão física relacionada à saúde. Nosso estudo procura oferecer uma fundamentação acadêmica e subsídios para a elaboração de uma proposta de formação de Líderes Comunitários para os alunos da 28 e 38 séries do Ensino Médio, organizando todo o material necessário para a estruturação desta proposta. No capítulo TI, discutimos a formação profissional do professor de Educação Física e a capacitação que ele recebe na graduação para atuar no Ensino Médio. No capítulo m, analisamos os conteúdos oferecidos pelos PCNs para este segmento escolar. O capítulo IV demonstra a existência de uma grande quantidade de conteúdos que supomos sejam da nossa área acadêmica. Finalmente, no capítulo V indicamos outra possibilidade de atuação profissional no Ensino Médio - a formação de Líderes Comunitários