Educação Física Escolar: (re) Vendo a Prática Pedagógica na Cidade de Serra Negra - Sp
Por Flávia Baccin Fiorante (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este trabalho busca identificar a prática pedagógica dos professores de Educação
Física de 1ª à 4ª série das escolas de Ensino Fundamental do município de Serra
Negra - SP. Objetiva-se refletir se o processo de mudanças e o surgimento de
tendências na década de 80 contribuíram para uma melhoria na ação pedagógica
dos professores elencados para este estudo. Em um primeiro momento, o
procedimento metodológico foi caracterizado por uma matriz teórica sobre as
tendências mais significativas dentro do universo escolar, em especial no estado de
São Paulo, são elas: a Desenvolvimentista, a Crítico-Superadora e a Construtivista.
Em um segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo, seguindo a
abordagem qualitativa, composta de uma ficha cadastro, uma entrevista semiestruturada e a observação das aulas, proposta por LUDKE e ANDRÉ (1986).O universo
inicial era de nove escolas e nove professores, ao estabelecermos critérios, o número
foi reduzido para quatro escolas estaduais e quatro professores. Para a coleta de
dados foi feita uma entrevista e foram observadas, em média, quatro a cinco aulas de
cada série de cada professor. Após este momento, podemos considerar que há
coerência entre o discurso ouvido na entrevista e a observação das aulas. Porém,
somente os professores 2 e 3 apresentaram indícios das tendências estudadas, o 2
apresentou apenas característica desenvolvimentista e o 3 empreendeu atitudes
desenvolvimentista, construtivista e crítico-superadora. Já os demais, não apresentaram
vestígios de nenhuma das tendências, variavam a intensidade das propostas, porém
não aumentavam a complexidade das atividades, não contemplando a idéia defendida
pelos desenvolvimentistas. Sugeriam as atividades, mas não realizam a
contextualização histórica das mesmas, não atendendo os pressupostos sugeridos
pelos críticos-superadores. Também não mediavam a construção das propostas,
deixando para os alunos a escolha das atividades a serem desenvolvidas, não buscando
orientar o cotidiano das aulas, não apresentando característica construtivista. É válido
ressaltar que este estudo cria uma identidade da realidade da Educação Física Escolar
da 1a.à 4a. série no município de Serra Negra, porém acreditamos ser necessário e
pertinente outras investigações acerca desta mesma temática, abordando também
os outros ciclos de escolarização, no sentido de que essas reflexões futuras repercutam
de forma significativa na formação e na qualificação do profissional da Educação
Física.