Resumo

A história da fundação do sistema educacional adventista mostra de forma singular as dificuldades que a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) enfrentou para que os filhos dos pioneiros adventistas tivessem uma educação amparada nos princípios bíblicos. Atualmente estas instituições partilham seu ensino a todas as pessoas que desejam ter uma educação cristã. No entanto é observado que em decorrência da modernização são exercidas influências sociais, políticas e econômicas que acarretam no distanciamento dos princípios filosóficos adventistas aplicados à educação. A Educação Física Escolar é uma disciplina vista como essencial de acordo com a autora Ellen White, mas no contexto atual, sua função foi desviada do propósito de priorizar os princípios de saúde e contribuir com o conhecimento profundo do mecanismo humano. Objetivos: Apresentar os princípios filosóficos adventistas educacionais; elaborar uma proposta de conteúdos para a Educação Física Escolar embasando-se nos princípios filosóficos adventistas. Metodologia: Para a revisão de literatura desta dissertação foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, partindo das diretrizes metodológicas: análise textual, análise temática, análise interpretativa, problematização e síntese pessoal. Para a análise dos documentos de contribuição para a Educação Física Escolar adventista, foi utilizada a pesquisa documental e ambas as técnicas metodológicas nortearam a construção da proposta de conteúdos para a Educação Física Escolar a partir dos princípios filosóficos adventistas. Considerações Finais: Foi identificado junto a revisão de literatura, os princípios filosóficos idealizados para a Educação Física Escolar confessional adventista. No entanto, observou-se através das análises documentais, que tais ideais não foram alcançados em plenitude. A proposta de conteúdos teve em seu direcionamento a aplicação dos princípios filosóficos adventistas na prática da Educação Física Escolar. Visualiza-se a necessidade de maior discussão, debate e produção de conhecimento sobre o tema.

Acessar Arquivo