Educação Física Escolar: Um Estudo Sobre Atitudes Expressadas Por Alunos do Ensino Fundamental
Por Angélica Caetano (Autor), Israel Souza (Autor), Jorge Both (Autor), Antônio Galdino da Costa (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Para o efetivo aprendizado, é necessário uma pré-disposição do aluno para incorporar um conhecimento a sua estrutura cognitiva, para tal, seus sentimentos perante aos conteúdos devem ser favoráveis. O termo atitude pode ser entendido como parte integrante da construção pessoal de pessoas, que passa por um filtro cognitivo. O presente estudo pretende discutir atitude dos alunos em Educação Física, mediante opinião deles expressadas num questionário. Participaram do estudo 280 sujeitos, entre 12 e 17 anos. Os resultados indicam que os alunos apresentam uma perspectiva depreciativa da Educação Física, apesar de, paradoxalmente, não possuírem sentimentos de aversão, tensão e insegurança.