Resumo

Este estudo busca historiar os espaços físicos e o tempo de atividades dos alunos, na disciplina Educação Física da escola pública. A questão central foi de caracterizar as estruturas do ensino público paulista de início do século vinte, em relação ao declarado pelos periódicos e o que foi realmente praticado, como fatores estruturantes das atuais ações. No trabalho, fez-se necessário o estudo de alguns conceitos básicos e de fatos históricos que deram base para se pensar no publicado pelos profissionais responsáveis na época delimitada, ou seja, durante as duas primeiras décadas. A escolha dos documentos básicos do estudo, tem por suposição que as publicações da Revista de Ensino, como órgão de manifestação do professorado, e dos Anuários do poder público, manifestam-se como um forma de organização dos espaços físicos e tempo de atividades educacionais, representando as intenções e ações do governo. Foram apresentadas conclusões caracterizando a escola pública paulista desprovida de espaços, e tempo de atividades de Educação Física insuficientes para atingir aos objetivos de formação integral dos educandos. Relativo aos fatores estruturantes dos espaços e tempos atuais da escola pública encontrou-se nas plantas e projetos do início do século a gênese do sistema atual, havendo incoerência entre os valores declarados e os reais praticados

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