Resumo
21/09/2020
O estudo teve como objetivo investigar a inclusão de alunos com deficiência a partir da perspectiva de professores de educação física. Teve foco a participação do aluno com deficiência frente ao conteúdo de esporte. Neste contexto, foi investigado o esporte paralímpico como possibilidade para promoção de inclusão do aluno com deficiência nas aulas de educação física. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa quantitativa de caráter descritivo, e contou com a participação de 69 professores de escolas públicas que têm ou tiveram nos últimos dois anos, alunos com deficiência em suas turmas. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário virtual de questões fechadas. Quanto ao contexto inclusivo das aulas de Educação Física, os resultados indicaram que embora 94,2% dos participantes acreditam na inclusão do aluno com deficiência, 86,9 têm alguma dificuldade para incluí-los, às quais, o grande número de alunos presentes nas turmas é a principal delas, e o conteúdo de lutas e ginástica, conteúdos que mais sentem dificuldades para trabalhar. A respeito do contexto esportivo das aulas, este aparece mais frequente trabalhado em dois bimestres anuais. 76,8 dos participantes alegam ensinar o esporte paralímpico, sendo o vôlei sentado a modalidade mais constantemente abordada. Estas aulas são realizadas por meio, principalmente, da vivência de jogos, sem que foquem nas técnicas e táticas das modalidades, vivência da deficiência e um dia de vivência do esporte. Com relação aos participantes que não trabalham o esporte paralímpico, seus principais motivos se deram por alegarem não ter conhecimento sobre o assunto. Desta forma, concluí-se que apesar dos professores de educação física acreditarem na importância da inclusão do aluno com deficiência e priorizarem boa parte do ano letivo ao contexto esportivo, o esporte paralímpico ainda carece no currículo da EF, e mesmo quando abordado, este se dá sem foco nas técnicas e táticas das modalidades e/ou muitas vezes apenas por meio de um dia de vivência.
Disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/