Resumo

Os estudos do lazer configuraram-se como um dos conteúdos ofertados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado do IFMG, nos campi Congonhas e Ouro Branco. A partir do contexto da pandemia, o lazer surgiu como a primeira temática do ano letivo de 2021 no Campus Ouro Branco e em 2022 no Campus Congonhas, esse já com o retorno presencial. A estratégia foi buscar reflexões nos/nas estudantes a partir dos impactos (biopsicossociais) do ensino remoto e do retorno ao ensino presencial. Ambas as propostas se organizaram a partir de aulas expositivas com uso de slides, textos, imagens e vídeos; debates em torno da origem e do conceito de lazer; possibilidades de práticas para a vivência dos diferentes interesses culturais do lazer e elaboração e apresentação de projetos integrados de lazer nas comunidades. Ressalta-se que na experiência do Campus Congonhas foi possível a realização de aulas práticas e da execução dos projetos integrados de lazer. O processo de avaliação das aulas ocorreu de forma processual. De forma geral, a experiência foi positiva e os/as estudantes demonstraram interesse nos conteúdos, principalmente na necessidade em ocupar os espaços da escola e demonstrar que a rotina do IFMG não privilegia o lazer como fruição. Foi percebido alguns limites na compreensão sobre o conceito de lazer, mas ao mesmo

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