Educação Física, Folclore e Religião: Relações e Interferências
Por José Edmilson da Silva (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 20, n 4, 2009.
Resumo
O objeto deste estudo tem como foco a sinergia entre Educação Física, folclore e religião no cotidiano escolar. A finalidade é compreender e analisar o universo de significados partilhados por docentes, discentes, pais e responsáveis de alunos no que concerne às relações e interferências das crenças religiosas nas práticas do folclore em uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-metodológico apóia-se na etnometodologia. Conclui-se que existem nuances de discriminação nas formas como os docentes e discentes lidam com questões relacionadas aos legados afro-brasileiros, sendo possível afirmar que as políticas públicas ainda são insuficientes para a conscientização deste problema na escola estudada.