Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o ensino da Educação Física na proposta de formação humana do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizada no município de Cabo Frio/RJ – IPUFRJ. Do ponto de vista empírico trata-se de um estudo crítico documental sobre o princípio educativo do trabalho e a formação cultural, politecnia e a metodologia crítico-superadora da Educação Física, desenvolvido com base nas categorias totalidade, mediação, contradição, pedagogia histórico-crítica, teoria históricocultural e práxis encontradas no  materialismo histórico e dialético de extração marxiana. Dessa forma, no decorrer dos capítulos elas são expostas de maneira historicizada e conceituale, desse modo, medeiam as análises sobre o IPUFRJ e o ensino de Educação Física escolar. O IPUFRJ é historicizado desde sua criação e instalação no município de Cabo Frio/RJ, assim como tem a sua proposta político pedagógica analisada, confrontando-se com os conceitos de politecnia e trabalho como princípio educativo, de modo que se perceba sua relação com a proposta de formação humana da concepção socialista de educação. Esta relação é percebida de maneira pouco aprofundada e pontual ao fundamentar a proposta político-pedagógica desta escola que se insere no bojo de tentativas de construção de uma educação da classe trabalhadora, na modalidade do ensino médio integrado. No que tange a Educação Física são analisadas tanto a proposta pedagógica quanto a própria prática desenvolvida no IPUFRJ. Pode-se perceber uma grande tensão entre o que está previsto nos documentos-base da escola e o que acontece na prática pedagógica, no que se refere aos conteúdos trabalhados e aos objetivos desta disciplina. Ao mesmo tempo em que, de maneira geral, esses objetivos e conteúdos assumem caráter restrito e utilitário nos documentos-base, eles acontecem de maneira mais abrangente e reflexiva na prática pedagógica, e vice-versa. Esse movimento é permanente, contraditório e dialético tanto no avançar quanto no retroceder da proposta político-pedagógica do IPUFRJ. Dessa forma, tendo em vista a construção de uma educação que revele a realidade social em suas múltiplas determinações, com o objetivo de formação de sujeitos históricos e atuantes na sociedade, propõe-se a utilização da pedagogia históricocrítica, da teoria histórico-cultural e da metodologia crítico-superadora da Educação Física
para auxiliar na reflexão de uma proposta consistente e de acordo com os desafios impostos na construção de uma escola fundamentada na politecnia e no trabalho como princípio educativo.

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