Educação Física Frente Aos Desafios da Mudança
Por Willer Soares Maffei (Autor).
Em Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação v. 17, n 1, 2015.
Resumo
Este texto tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a Educação Física escolar frente aos desafios que se colocam ao professor em relação às mudanças na prática pedagógica. Muito se tem falado e proposto para a área, porém, como traduzir toda essa discussão em prática concreta na escola? De que forma a Educação Física pode ser pensada para agregar fazeres e saberes nas aulas? Para tanto, pretendemos apresentar neste texto algumas considerações sobre o enfoque cultural que se apresenta como proposição alternativa ao currículo da área. A discussão apresentada propõe ainda uma forma de organização temática para os conteúdos clássicos da Educação Física e o relato sobre o desenvolvimento de uma situação de ensino. A finalidade da apresentação desse texto é de fornecer subsídios para as discussões sobre a prática pedagógica da área.
The objective of this text is to reflect on physical education in schools considering the challenges teachers face with regard to changes in pedagogical practice. Much has been said and proposed for the area, but how can all this discussion be translated into actual practice in schools? How can physical education be considered in order to add practices and knowledge in the classroom? To this end, in this text we introduce some considerations about the cultural focus which is presented as an alternative for curricula in this area. The discussion also proposes a form of thematic organization for the classic content in physical education, and a report on the development of a teaching situation. The purpose of the text is to provide support for discussions about pedagogical practice in this area.
Este texto tiene como objetivo llevar a cabo una reflexión sobre La Educación Física en la escuela frente a los desafíos que enfrenta el profesor en relación a los cambios en la práctica pedagógica. Mucho se ha dicho y propuesto para el área, sin embargo, ¿cómo traducir toda esta discusión en la práctica real en la escuela? ¿Qué podría llevarse a cabo en la Educación Física para agregar actividades y conocimientos en las clases? Para ello, tenemos la intención de presentar en este texto algunas consideraciones sobre el enfoque cultural que se presenta como propuesta alternativa al área curricular. La discusión presentada propone una forma de organización temática para el contenido clásico de la Educación Física y el informe sobre el desarrollo de una situación de enseñanza. El propósito de la presentación de este trabajo es aportar información para el debate sobre la práctica pedagógica del área.