Sobre
“...[este livro] reúne autoras/es com inserção acadêmica e de investigação temporalmente diversa nesse campo de estudos, de diferentes instituições e regiões do país e de fora dele e que tomam como foco de sua discussão mecanismos e estratégias que fazem da Educação Física desenvolvida na escola e fora dela um campo que, ao mesmo tempo em que produz e hierarquiza corpos, imprimindo-lhes marcas hegemônicas de gênero e sexualidade, participa ativamente dos processos de sua naturalização. Apesar disso, e com toda a visibilidade que, inegavelmente, as questões de gênero e sexualidade adquiriram no Brasil, e notadamente nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, nas duas últimas décadas, elas ainda não aparecem, com muito destaque, nos currículos de formação profissional, na pauta dos grandes eventos e na agenda de revistas importantes da área da Educação Física. E é por isso que continua sendo necessário investir na construção de pontes e travessias que liguem pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação brasileiros entre si, com os currículos dos cursos de Graduação e com os profissionais que atuam na área.”
Dagmar Estermann Meyer