Educação Física e Inclusão: a Mediação Pedagógica do Professor na Brinquedoteca
Por Thaís Rodrigues Mardegan de Albiáis (Autor), Leilane Lauer Huber (Autor), Leonardo Pasolini (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este estudo tem por objetivo descrever e analisar a mediação pedagógica dos professores de Educação Física no processo de inclusão de alunos com deficiência na brinquedoteca. Participaram do projeto 17 crianças, sendo duas com deficiência, formando uma turma inclusiva. As intervenções foram realizadas todas às terças-feiras, das 14h às 15h, na Brinquedoteca. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: diário de campo, fotografia e vídeogravação. Os resultados indicam que as crianças com deficiência adquiriram mais independência e autonomia, superando obstáculos que consideravam difíceis de serem transpostas por elas no dia a dia e que o papel mediador do educador é fundamental para provocar modificações no comportamento da criança que de outro modo não ocorreria.