Educação Física Inclusiva e Formação Profissional: a Trajetória do Cefd/ufsm e Naeefa
Por Luciana Erina Palma (Autor), Roberta Marostega Feck (Autor), Lenice de Fátima Cadó (Autor).
Parte de Memórias das Trajetórias e Desafios no Cinquentenário do CEFD/UFSM . páginas 237
Resumo
.......................................
No presente texto será abordada a origem do Núcleo de Apoio e Estu- dos da Educação Física Adaptada (Naeefa) no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e retra- tar, de forma especial, como esse Núcleo contribuiu para a formação inicial e continuada em Educação Física (EF). Inicialmente serão expostas algumas questões iniciais sobre as primeiras ações em relação à inclusão, o surgimento da Educação Física Adaptada (EFA) e do Núcleo no CEFD/UFSM observando, em diferentes épocas, as diretrizes para a Graduação em Educação Física na área da inclusão. Em seguida será comentado um pouco da história do Naeefa e como aconteceu a inserção na pesquisa e na extensão. Na sequência será abordada a formação inicial e continuada por meio do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvido pelo Naeefa para, finalmente, pontuar o papel social e as principais ações e/ou eventos realizados pelo referido Núcleo.