Resumo

Movidos pela proposta do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF e na intenção de problematizar questões do contexto educacional da rede escolar, fomos impulsionados para a realização de reflexão sobre os aspectos que gravitam em torno da Educação Física Inclusiva. A fundamentação teórica da Educação Inclusiva é substancial dentro da área acadêmica, todavia, em muitos momentos esses decretos, leis e documentos não estabelecem diálogo harmônico e efetivo com a intervenção prática dos professores de Educação Física que trabalham com estudantes com deficiência. Avaliamos nos relatos dos docentes pesquisados certa dicotomia entre essa teoria e as práticas corporais, estabelecendo-se lacuna entre os estudos de preparação e a vida profissional escolar, sobretudo devido à complexidade e a demanda do atendimento dos estudantes com deficiência no contexto da escola. Devido à crescente evolução da demanda do número de estudantes com deficiência matriculados na escola, é fundamental que a formação acadêmica dos docentes acompanhe o desenvolvimento do processo inclusivo para adequar e atender efetivamente às necessidades desse grupo de estudantes. Entretanto, a questão central é: qual o caminho para que a formação dos professores seja instrumentalizada e realizada para proporcionar ações profissionais corretas e eficientes em uma escola aberta à diversidade e comprometida com o desenvolvimento integral de todos os estudantes? Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consistiu em identificar junto aos professores de Educação Física, regularmente lotados na rede municipal de educação de uma cidade do litoral sul paulista, a formação recebida em suas graduações para o atendimento a estudantes com deficiência em suas aulas de educação física, suas dificuldades, as soluções realizadas no que diz respeito aos aspectos atitudinais, conceituais e procedimentais em sua prática cotidiana de aula, assim como, apontar sugestões a partir das situações vivenciadas. O delineamento metodológico deste estudo seguiu o modelo de pesquisa qualitativa e quantitativa e o método utilizado para coleta de dados foi composto de um questionário com questões abertas e fechadas direcionadas aos professores. Os resultados apurados demonstraram fragilidade na formação acadêmica no âmbito da graduação em relação à Educação Física Inclusiva, sugerindo a importância de capacitações e formações continuadas sobre essa temática. Assim, como parte do estudo, construímos o material pedagógico educacional intitulado Educação Física Inclusiva: caminhos para uma prática coletiva, como suporte aos professores em suas atividades profissionais em Educação Física Escolar no atendimento de todos os estudantes, inclusive aqueles com deficiência.

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